Noticias

Você já se perguntou como conseguimos perceber o ruído gerado por um estalar de dedos.

Estale os dedos. Não estalou? Estale para entender o conceito. Tá bom, professor. Já estalei e daí?

Quando estalamos os dedos acontece algo similar ao que ocorre quando jogamos uma pedra na água, formam-se ondas concêntricas (com o mesmo centro) a partir do ponto de impacto com a pedra na água. O mesmo ocorre com o nosso estalar de dedos, a diferença é que não vemos as ondas.

No ar, elas partem para todos os lados como uma bola que se expande. Na verdade, não é que a onda da água ou do ar vá se afastando do ponto central, o que acontece realmente é algo similar ao que aconteceria se estivéssemos em uma fila e empurrássemos aquele que estivesse na nossa frente e este empurrasse o seguinte, ou seja, a energia iria caminhar, mas as pessoas permaneceriam no mesmo lugar.

No caso do ruído é algo assim, quando você estala os dedos as moléculas do ar em volta dos seus dedos são empurradas e estas empurram as seguintes e esta onda mecânica, dependendo da intensidade que foi gerada, chegará até ao seu ouvido. O nosso ouvido irá converter esta energia em impulso elétrico que por meio de células nervosas chegarão ao nosso cérebro e finalmente conseguiremos