Noticias

A ABHO é a Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais.

Ela foi criada no ano de 1994 para unificar profissionais atuantes em higiene ocupacional e outros profissionais de áreas relacionadas para a troca de informações e experiências, representando também os interesses coletivos ou individuais dos Higienistas Ocupacionais.

A ABHO oferece aos seus associados oportunidade de participar de comitês técnicos para discutir temas relevantes de higiene ocupacional, cursos de aperfeiçoamento, livreto da ACGIH(American Conference of Governmental Industrial Hygienists %u2013 referência internacional em análise de exposições ocupacionais a agentes perigosos ou insalubres) contendo os limites de tolerância a exposições ocupacionais em português e atualizado, além de cursos de formação e aperfeiçoamento profissional.

QUEM É O HIGIENISTA OCUPACIONAL?

O profissional de saúde e segurança do trabalho, ao buscar uma melhor capacitação em higiene ocupacional, visa atuar de forma plena na prevenção e no controle dos riscos ambientais nos locais de trabalho.

Todo profissional que pretenda ser um higienista ocupacional deve procurar se atualizar sobre o que vem sendo apresentado e discutido no meio quanto a técnicas de avaliação ambiental, riscos à saúde devido a agentes físicos, químicos e biológicos %u2013 bem como riscos ergonômicos, de acidentes ou psicossociais %u2013 , novos limites de exposição ocupacional, tecnologias de controle, dentre outros assuntos.

A ABHO sugere aos profissionais que, sempre que possível, busquem participar dos principais acontecimentos da área, a nível nacional e internacional.

O conceito de higienismo ocupacional surgiu nos Estados Unidos, na primeira metade do século XX. Em 1914 foi criada a National Institute of Occupational Safety and Health (NIOSH), órgão de pesquisa em Segurança e Saúde no Trabalho. Atualmente a avaliação da exposição ocupacional utiliza no mundo todo as metodologias por ela estabelecidas.

Em 1938 surgiu a American Conference of Governmental Industrial Hygienists (ACGIH), uma Associação dos Higienistas do Governo Americano e que desenvolve pesquisas sobre os Limites de Exposição Ocupacional para os agentes físicos, químicos e biológicos e Índices Biológicos de Exposição (IBE).

O QUE FAZ UM HIGIENISTA OCUPACIONAL?

Higiene ocupacional é a ciência responsável por avaliar e analisar os riscos ocupacionais, assim como promover medidas corretivas e preventivas relacionadas ao ambiente de trabalho, assegurando a saúde do servidor.

Portanto, é o Higienista Ocupacional o profissional que irá buscar e aplicar metodologias e estratégias de amostragem de riscos físicos, químicos e biológicos, mostrando soluções para problemas que já ocorreram ou que podem ocorrer com os profissionais da área.


O QUE É ABORDADO NO CURSO DE FORMAÇÃO EM HIGIENE OCUPACIONAL?

Nos processos de certificação, será aceita uma carga horária de no mínimo cento e oitenta horas, abrangendo todos os assuntos diretamente relacionados com a Higiene Ocupacional.

Já para os Técnicos Higienistas Ocupacionais é exigida uma carga horária mínima de cento e vinte horas.

Para efeitos de certificação, essa carga horária (para ambos os profissionais) pode ser cumprida em curso único ou resultante da somatória das cargas horárias de diversos cursos.

Os cursos disponíveis no mercado variam entre si em função da instituição e da carga horária, mas um currículo básico pode ser descrito da seguinte forma:

Agentes físicos: ruído, calor, frio, vibração e radiações não ionizastes (luz visível e UV);
Agentes químicos: gases, vapores e aerodispersoides;
Agentes biológicos: patógenos e contaminates;
Equipamentos para avaliação de agentes ocupacionais;
Normas técnicas e legislação pertinente;
Interpretação de resultados de avaliações;
Medidas de controle dos riscos.
Com certificado de Higienista Ocupacional, o profissional pode requerer junto a ABHO, a certificação profissional.

COMO É A CERTIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL EM HIGIENE OCUPACIONAL?

De acordo com a ABHO, há dois tipos de certificação possíveis.

Para ser certificado como Higienista Ocupacional, o profissional deve atender a uma série de requisitos, que são:

Ser portador há mais de dois anos de Diploma de Graduação de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação nas áreas das Ciências Exatas ou Biológicas.
Exercer ou ter exercido, por mais de dois anos, atividades em Higiene Ocupacional, comprovadas por declaração de empregador ou outros documentos comprobatórios que descrevam as atividades exercidas.
Ter formação acadêmica em Higiene Ocupacional ou em Curso de Especialização que venha a ser reconhecido pela ABHO, ou o exercício de atividades em Higiene Ocupacional por pelo menos quatro anos,
Ser membro da ABHO por mais de seis meses e estar quites com os cofres da Associação.
Os profissionais portadores de Diploma de Graduação de curso superior de áreas diferentes das Ciências Exatas ou Biológicas poderão pleitear a inscrição apenas para a obtenção do Título de Técnico Higienista Ocupacional Certificado

Para profissionais de nível médio, é possível a certificação de Técnico Higienista Ocupacional, quando são atendidos os seguintes requisitos:

Ser portador há mais de dois anos de Certificado de Conclusão de Curso de segundo grau reconhecido pelo Ministério da Educação.
Exercer ou ter exercido por mais de dois anos atividades em Higiene Ocupacional, comprovadas por declaração de empregador ou outros documentos comprobatórios que descrevam as atividades exercidas.
Ter formação em Higiene Ocupacional ou em Curso de Especialização, que venha a ser reconhecido pela ABHO, ou quatro anos de experiência na área de atuação.
Ser membro da ABHO por mais de 6 (seis) meses e estar quites com os cofres da Associação.
Cumprindo esses pré-requisitos, o profissional será submetido a uma prova de títulos e uma prova de conhecimentos.

A Prova de Conhecimentos poderá ser constituída de entrevistas, questões dissertativas, problemas práticos e testes de múltipla escolha, podendo ser na forma escrita ou oral, versando sobre os assuntos direta ou indiretamente relacionados com a Higiene Ocupacional, indicados em edital.

A Prova de Títulos será a avaliação, por parte da banca designada pela ABHO, do currículo e documentos enviados pelo profissional no ato da inscrição.

Ambas as provas têm notas variando entre 0 e 10, sendo 7 a nota mínima para aprovação nas duas avaliações. A nota final, que tem que ser maior que 7 para aprovação final, será uma média ponderada das notas das avaliações, tendo a prova de conhecimentos peso 8 e a prova de títulos peso 2.

COMO É A MANUTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO DA ABHO?

A manutenção da certificação da ABHO para os profissionais é realizada a cada cinco anos, mediante manifestação do profissional e um sistema de pontuação estabelecido pela Associação.

Os Higienistas Ocupacionais certificados devem comprovar, no mínimo quarenta pontos acumulados em cinco anos, para garantir a manutenção da Certificação, mediante documentação comprobatória. Já os Técnicos Higienistas Ocupacionais certificados %u2013deverão comprovar, no mínimo trinta e cinco pontos acumulados em cinco anos, para manter a certificação.

Em ambos os casos, o profissional deve apresentar pelo menos 10 pontos no quesito educação.

As pontuações são descritas na tabela a seguir; a categoria A se refere a atividades específicas de higiene ocupacional, enquanto a categoria B se refere a atividades paralelas, porém relacionadas, à higiene ocupacional:



Para mais sobre a certificação da ABHO, verifique o website da instituição.

Fonte: ABHO (2016) e http://areasst.com/