Noticias

É no mínimo surpreendente que as empresas e até mesmo que os profissionais de Segurança do Trabalho roam todas as unhas, preocupados com a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros - AVCB, mas não necessariamente têm a mesma preocupação se o sistema de combate a incêndio está funcionando adequadamente. 
Acho que é meio óbvio, que mais importante que um papel (que nem sempre é uma garantia da qualidade e funcionamento do sistema), não pode ser mais importante que bombas, alarmes, extintores, hidrantes, sprinklers e tudo mais funcionando não apenas para passar nas vistorias do Corpo de Bombeiros, mas principalmente para termos como garantir que, caso haja algum problema ou mesmo um sinistro, o sistema estará em condições de uso e com profissionais aptos na sua utilização. 
Para conseguir esta operacionalidade, precisamos de algo básico e, infelizmente, raro. Manutenção preventiva e inspeções periódicas de todo o sistema. Porém, como incêndio, felizmente, não é algo frequente em uma empresa e o investimento é elevado, acabam achando que não é uma prioridade, mas quando acontece as consequências podem ser fatais. 
Precisamos insistir na manutenção do sistema e alertar a empresa que uma falha pode simplesmente acabar com todo o negócio. 

Autor: Mário Sobral Júnior - Engenheiro de Segurança do Trabalho  
Jornal Segurito - Manaus, maio 2016 - edição 116 ano 10