Noticias

É frequente as empresas terceirizarem o serviço de análise química ocupacional. No entanto, devemos atentar que terceirizar não significa lavar as mãos sobre como o trabalho será realizado.


Mas professor, eu não sei nada sobre produto químico!


Ok, eu também não sei muito, mas tento sempre analisar alguns itens básicos como forma de prevenção de maus profissionais.


Alguns dos erros mais frequentes durante a coleta são os seguintes:


- Vazão inadequada de amostradores ativos.


Mas como vou saber que está errado?


Para cada tipo de produto há uma metodologia que estabelece qual a vazão e o volume necessários para a coleta do ar com a presença do contaminante.


Mas onde eu encontro esta informação?


Nos sites dos próprios laboratórios que realizam a análise e nos sites dos fabricantes dos amostradores, além de órgãos como


NIOSH e OSHA que desenvolvem as metodologias de coleta.


Ou seja, antes de iniciar a coleta pergunte qual metodologia será utilizada e qual a vazão e o volume serão coletados. Como consequência você tem como saber se o tempo de coleta está adequado, pois Vazão (Q) é igual a volume coletado (V) dividido pelo tempo de coleta (t), logo:


 


t = V / Q


 


Por exemplo, se o volume a ser coletado é 30L e a vazão 2L/min temos que o tempo será:


 


t = 30 L / 2L/ min


 


logo;


 


t = 15 min


 


Por incrível que pareça, outro erro frequente que também será encontrado na metodologia é referente ao tipo de amostrador.


Para evitar este erro é preciso conhecer os amostradores, uma sugestão é solicitar que o fornecedor coloque na proposta tabela contendo metodologia utilizada, vazão, volume e tipo de amostrador. Com estes dados temos como pesquisar a informação e avaliar no dia da coleta se estão realizando a atividade de forma correta.


Por fim, precisamos ter certeza de que o equipamento está calibrado e que foi aferido antes da coleta e que será novamente aferido após a coleta.


O ideal é que o fornecedor leve o equipamento para realizar a aferição na empresa ou que no mínimo apresente o registro desta.